Algoritmo do Instagram: tudo o que você precisa saber para 2020!

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As redes sociais são os meios de comunicação mais usuais entre os clientes de uma determinada empresa. É por meio delas que um time de marketing aumenta o engajamento de uma marca e faz ações que facilitam o processo de conversão. No entanto, é preciso conhecer as características de cada uma e compreender a importância do algoritmo do Instagram.

Por ser um aplicativo muito interativo, vários estabelecimentos veem nele uma forma de fortalecer a presença online e de ter uma proximidade maior com os usuários que se encaixam nas particularidades do público-alvo. Esses objetivos só serão alcançados se todos agirem de maneira colaborativa com foco no mecanismo utilizado na melhoria da experiência de um usuário.

Nos tópicos abaixo, você terá acesso a algumas informações que agregarão valor e deixarão você atualizado dos principais benefícios que esse app apresenta. Portanto, continue a leitura deste artigo e tenha um excelente momento de aprendizagem. 

A importância do Instagram nas estratégias de marketing

Segundo pesquisa, o Instagram tem apresentado números surpreendentes com o passar dos anos, e muitos empresários procuram aproveitar tal gradação. Esses dados colaboram para a tomada de decisões e fazem com que essa rede social esteja sempre nas estratégias de marketing que as empresas traçam a fim de fortalecer a imagem e conquistar clientes.

Além de agir estrategicamente, pela necessidade de estar presente no ambiente virtual em que a maioria do público se encontra, esse aplicativo traz métricas e demais informações às marcas que passaram a ser um perfil comercial, vantagem que começou a ficar disponível no ano de 2016 e que aumentou as possibilidades de fazer negócios nesse app.

Logo, o investimento nele trará diversas vantagens ao seu empreendimento: aumento do alcance da sua marca, melhor gestão de relacionamento com seus seguidores, compartilhamento de conteúdos de uma maneira didática e interativa, entre outras. Portanto, não duvide do potencial que ele carrega e não se esqueça de colocá-lo no seu planejamento estratégico. 

O conceito de algoritmo do Instagram

No início do Instagram, as fotos que apareciam no feed de notícias seguiam uma ordem cronológica, de modo que as postagens eram apresentadas conforme o horário em que foram compartilhadas. No entanto, devido ao aumento do número de contas no decorrer dos anos, os responsáveis por esse canal de comunicação decidiram modificar essa forma de apresentação de conteúdo.

O algoritmo do Instagram é um mecanismo em que tais profissionais optam por investir que combina Inteligência Artificial com um sistema de melhor aproveitamento das informações relacionadas ao engajamento e aos interesses que cada usuário tem dentro da plataforma. Além de melhorar a experiência das pessoas, o app ficou ainda mais atrativo e eficiente.

É bom lembrar, no entanto, que ele atua de maneira diferente nos feeds e nos Stories. Ao saberem dessa realidade, muitos empresários poderão ter a oportunidade de rever as estratégias de marketing e fazer o compartilhamento de posts e histórias com um prévio conhecimento das necessidades e dos anseios da persona com a qual eles escolheram trabalhar.

A maneira como o algoritmo do Instagram funciona

Além de otimizar seu perfil no intuito de torná-lo atrativo e passar confiança aos seus seguidores, o empresário precisa entender como o algoritmo do Instagram funciona para poder usar essas informações de um jeito estratégico a fim de criar táticas que melhorem a experiência de um usuário com a sua marca. Portanto, veja, abaixo, os aspectos que contribuem para o seu engajamento nessa rede social.

Likes

Apesar de essa ser considerada uma métrica de vaidade, de modo que o empresário não deve se basear somente nela nas tomadas de decisões, o algoritmo do Instagram preza muito por evidenciar contas que sejam mais atraentes aos usuários. Ou seja, aqueles tipos de postagens que são curtidas com frequência no app.

Portanto, é interessante sempre caprichar na qualidade da imagem e trabalhar com elementos visuais que tenham a ver com a sua marca. Essa tática possibilitará uma melhor aproximação com o público e melhorará seu engajamento dentro desse aplicativo.

Comentários

Além dos likes, é importante que a sua empresa compartilhe imagens que tenham textos que instiguem os seguidores a deixarem um comentário e a dividirem a experiência deles com o assunto em questão ou com o produto que é divulgado. Tal estratégia fará com que o algoritmo do Instagram entenda que seu perfil é muito relevante para determinados usuários.

Frequência de postagens

Ao saberem que tal rede social não segue um modelo cronológico de apresentação de posts, alguns profissionais acham que é necessário postar com bastante frequência na plataforma no intuito de a marca sempre ser notada pelos seguidores. No entanto, essa pode ser considerada uma má prática pelo algoritmo. 

O interessante é que a sua empresa mantenha certa periodicidade de postagens a fim de não exagerar na quantidade de compartilhamentos e também de não correr o risco de deixar de lado as estratégias vinculadas ao Instagram.

Reações e visualizações nos Stories

Lembra que falamos das diferentes formas de o algoritmo do Instagram trabalhar entre o feed de notícias e os Stories? Então, aqui vai uma dica quanto às histórias que poderão ser compartilhadas pela sua empresa: sempre opte por postar uma sequência de conteúdos que preparem o usuário para um determinado assunto com o intuito de fazê-lo ir até o último Story postado.

As reações e a quantidade de visualizações são métricas usadas na intenção de evidenciar a sua marca dentro do app. Já notou que os perfis com os quais você mais interage estão frequentemente nos primeiros lugares da sua lista de Stories disponíveis? Use essa vantagem a seu favor e procure elaborar vídeos e fotos bem atrativos aos olhos dos seus consumidores.

A automação de tarefas no Instagram

Com o perfil comercial, o empresário pode ficar por dentro de informações relacionadas ao interesse do público pelo seu negócio. É possível saber, por exemplo, o total de pessoas que viram uma publicação, a quantidade de envios por DM e outros dados que podem ajudar o seu time a perceber qual o horário mais adequado para fazer as postagens.

Nesses momentos, percebemos o quanto é importante ter uma automação de processos na plataforma. Além ter o trabalho de social media facilitado, sua equipe poderá programar posts e gerenciar melhor os dados dos seus contatos e da sua concorrência. Tal investimento contribui para a construção do seu diferencial competitivo no mercado e para o aumento do engajamento da sua marca.

Percebeu o quanto é importante conhecer como o algoritmo do Instagram funciona? Com o conhecimento desse mecanismo, você e seu time terão melhores oportunidades de negócios dentro do aplicativo e elaborarão estratégias de marketing bem mais eficientes. Portanto, não deixe de investir na otimização do seu perfil.

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