Como aumentar vendas pelo Instagram? Veja 7 dicas!

6 minutos para ler

Entre tantos canais de comunicação com o cliente na internet, empresas procuram estudar as particularidades deles no intuito de prospectar pessoas e melhorar o alcance da marca dentro daquela plataforma. Hoje, aprenderemos como aumentar vendas pelo Instagram e transformar essa rede social em uma grande aliada no seu processo de conversão.

É importante lembrar que todo planejamento estratégico deve ter um plano de ação consistente que facilite a conquista de um determinado objetivo. Além do comprometimento e do foco na otimização de resultados, o empresário precisa fazer uso de boas práticas a fim de manter a eficiência do seu desempenho e conquistar mais consumidores ao longo da implementação da sua estratégia.

Você quer ampliar seus conhecimentos nesse assunto? Então, continue aqui conosco, pois mostraremos, nos tópicos abaixo, dicas que facilitarão a sua busca por melhorias e oportunidades de vendas com os clientes. Tenha uma boa leitura!

A importância do Instagram nos dias de hoje

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas da atualidade. Depois que foi adquirido pelo Facebook, em 2012, ele passou a contar com vários recursos e novas ferramentas que tornaram essa plataforma dinâmica e interativa. Além de ser um excelente lugar para publicar fotos e vídeos, ela se transformou em um ótimo canal de vendas.

Cada empresário entende que uma venda acontece, de forma bem-sucedida, por meio de uma boa abordagem e da postura empática de um vendedor ao propor soluções que ajudarão a suprir certa necessidade de um indivíduo. Em um espaço físico, ela já é bem conhecida, mas, na internet, a venda pode acontecer de diversas formas e em diferentes situações.

Isso se dá pelo fato de que nem sempre o usuário tem a intenção de comprar. Por vezes, ele só está à procura de algo que agregue valor e engrandeça o conhecimento dele. No entanto, ao trabalhar bem as ações de marketing, a marca tem a facilidade de trabalhar certos gatilhos mentais que despertam algum anseio dentro dele.

Na maioria dos casos, esse cenário ocorre em uma rede social popular como essa. Não é só pela propagação do conteúdo audiovisual, mas pela disponibilização de hashtags, pela geolocalização e pelo compartilhamento de links na bio e nos stories, que são ótimas oportunidades de alcançar outras pessoas e divulgar a sua imagem. Portanto, não duvide do potencial dela. 

O engajamento no Instagram

Antes de saber como aumentar vendas pelo Instagram, o empresário deve conhecer a melhor maneira de engajar e de maximizar a importância da sua marca. Além de dispor de produtos de qualidade, sua empresa precisa formar uma forte presença online a fim de transmitir confiança e trazer convicção aos consumidores na hora de fechar um pedido.

Hoje em dia, a produção de conteúdo tornou-se um caminho estratégico para transformar meros visitantes em compradores. Afinal, mostrar um bom domínio em um determinado assunto do seu segmento faz com que as pessoas construam uma boa percepção da sua imagem e pensem no seu negócio com mais facilidade no momento de decidir comprar.

Portanto, preocupar-se com o que será propagado nessa rede social é uma atitude que ajuda a preservar o seu empreendimento e faz com que você crie um diferencial competitivo no mercado. Logo, fique ligado nessas questões e enxergue essa plataforma de um jeito favorável às vendas.

As dicas para aumentar vendas pelo Instagram

O primeiro passo que deve ser dado é mudar sua conta para um perfil comercial, pois, por meio dele, você terá acesso a métricas que ajudarão sua empresa a acompanhar a relevância das ações da sua marca dentro da plataforma. Depois disso, é só colocar em prática as dicas dos subtópicos abaixo.

1. Melhore sua bio do Instagram

A bio do Instagram é como um cartão de visitas àqueles que têm o primeiro contato com a sua marca. Portanto, preencha-a com dados atualizados no intuito de torná-la atrativa e de despertar o interesse dos seguidores em conhecer mais os seus serviços.

2. Faça lives no Instagram

Ao fazer uma live, o perfil da sua empresa ficará no início das sequências dos stories dos seguidores. Portanto, procure elaborar algumas em ocasiões estratégicas com assuntos relevantes, novidades relacionadas ao seu segmento e oportunidades de vendas atrativas.

3. Use o recurso “melhores amigos”

O close friends permite que você compartilhe stories apenas com determinados seguidores da sua escolha. Essa ferramenta poderá servir para oferecer descontos exclusivos, fazer promoções com determinados seguidores ou construir um clube de assinaturas dentro da plataforma.

4. Aposte nas DMs automáticas

As mensagens de boas-vindas e o compartilhamento de links são algumas das formas de iniciar um relacionamento com um seguidor e aumentar vendas pelo Instagram. Logo, procure compreender as dores daquele usuário e ofereça as melhores soluções que podem ser encontradas na sua loja.

5. Entenda como funciona o algoritmo do Instagram

A ordem dos conteúdos que aparecem na sua timeline não é organizada pelo horário das postagens, mas, sim, pelas contas com as quais você mais interage. Já faz um tempo que a plataforma funciona dessa maneira e é interessante trabalhar com essa informação na hora de compartilhar mídias e aumentar vendas pelo Instagram.

6. Trace uma estratégia de conteúdo personalizado

A qualidade do texto, das fotos ou dos vídeos é um fator muito importante que é levado em consideração na tomada de decisão do cliente. Portanto, capriche nos compartilhamentos a fim de sempre transmitir uma boa experiência ao usuário com a sua marca.

7. Jamais compre seguidores

Comprar seguidores é uma ação muito danosa, pois você contará com usuários que não interagirão com a sua marca, já que a grande maioria deles não passará de perfis falsos. Além de desvalorizar a sua imagem, a sua empresa perde tempo com uma estratégia que deveria ser direcionada ao público correto.

Portanto, descarte totalmente essa possibilidade e procure estratégias que atraiam as pessoas de maneira orgânica. Isso elevará o nível da sua corporação e dará a oportunidade de você aumentar vendas pelo Instagram.

Ao longo deste artigo, você percebeu que há várias oportunidades de aumentar vendas pelo Instagram e de crescer o engajamento da sua marca. Portanto, não deixe de lado esse investimento e conte com o apoio de uma parceria empresarial na hora de otimizar o seu perfil.

A GrowSocial é uma plataforma que ajuda a melhorar a gestão de relacionamento com os clientes e a automatizar tarefas que trazem ótimas oportunidades de vendas. Visite nosso site, entre em contato e conheça um pouco mais dos nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário