Já ouviu falar na automação de Instagram? Entenda como é feita!

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Desde que foi adquirido pelo Facebook, em 2013, o Instagram vem se tornando uma rede social cada vez mais propícia ao uso comercial. Determinados recursos, como stories, lives, enquetes, além dos clássicos posts na timeline, são ferramentas extremamente efetivas para atrair a atenção do público e incentivar seu engajamento.

Sendo assim, empreendimentos de todos os tipos e tamanhos adotam a rede como uma peça central em suas estratégias de marketing digital. Os resultados costumam ser ótimos, mas é preciso ter tempo e conhecimento para saber gerenciar sua conta de modo que ela possa gerar todos os benefícios possíveis com esse investimento.

Naturalmente, à medida que o seu negócio escala, os desafios para gerir o Instagram aumentam. Para facilitar esse processo e aumentar a eficiência da estratégia, é fundamental explorar a automação de Instagram. Não sabe como isso funciona ou quer aprender mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura!

O que é a automação de Instagram?

Quando falamos em automação, estamos nos referindo ao uso de tecnologia para tornar automática a execução de determinados processos e tarefas. Inserida no contexto do Instagram, essa prática permite uma otimização avançada da estratégia de marketing digital aplicada na rede social. Mas como isso acontece?

A partir do uso de um software específico, é possível configurar o gerenciamento da conta de modo a diminuir a necessidade de intervenção humana em tarefas básicas e, de certa forma, repetitivas. Isso inclui — mas não se restringe a — os seguintes pontos:

  • agendamento de publicações;
  • busca por seguidores que se enquadrem em sua persona;
  • monitoramento da atividade de usuários em sua página;
  • envio de mensagens diretas para novos seguidores;
  • busca por seguidores que acompanhem uma hashtag relevante;
  • interação com seguidores de seus concorrentes no mercado.

Por que apostar na automação de Instagram?

Como você já sabe, marcar presença em uma rede social tão popular, como é o Instagram, é uma excelente maneira de aumentar o conhecimento sobre sua marca, engajar seu público e monetizar. Contudo, se você conta com muitos seguidores ou não dispõe de tempo hábil para realizar todas as ações na rede, isso pode se tornar um desafio.

Com o uso de ferramentas de automação para o Instagram, sua conta pode ficar ativa mesmo quando você estiver offline. Em um ambiente como a internet, em que os usuários têm pouca paciência para aguardar respostas, isso é imprescindível. Assim, ao receber uma mensagem no chat, por exemplo, seu perfil pode responder de forma automática de modo a manter o seguidor engajado.

Da mesma maneira, é possível agendar posts para serem publicados nos dias e horários mais pertinentes ao público que você quer atingir. Se seus seguidores costumam ficar mais ativos em um horário específico de domingo, por exemplo, agendar uma publicação para esse período garante o engajamento e permite que você direcione sua atenção a outras atividades.

Dito isso, é justo afirmar que a automação no Instagram otimiza sua gestão de tempo e garante maior agilidade no trato com os seguidores e demais usuários interessados no seu perfil. Além dessas vantagens, confira outros motivos para investir nessa tecnologia a seguir.

Maior produtividade da equipe de redes sociais

Quando inserida no contexto das empresas, a automação de Instagram é fundamental para a produtividade das equipes responsáveis por gerenciar as redes sociais. Afinal, mais do que responderem interações ou realizarem publicações, esses profissionais precisam encontrar tempo para desenvolver o processo criativo e analítico envolvido na atividade.

Quando uma ferramenta de automação é empregada de forma eficiente, não há necessidade de que os colaboradores percam tempo com tarefas repetitivas, que passam a ser realizadas de forma automática. Dessa maneira, eles podem focar o desenvolvimento de artes e a elaboração de estratégias para otimizar a comunicação com a audiência.

Geração de dados para otimizar a estratégia

A automação do Instagram permite a coleta e a análise de dados fundamentais para você entender melhor o seu consumidor e otimizar a estratégia de atração. Essas ferramentas podem indicar as hashtags mais utilizadas, os horários de maior atividade dos seguidores e até os tipos de publicações que geram maior engajamento.

Ganho acelerado de seguidores

Como facilita e agiliza a interação com usuários da rede, a automação de Instagram permite uma captação muito maior de seguidores. Você pode, por exemplo, configurar o perfil para comentar em hashtags relevantes ou seguir perfis que se enquadrem nas características do seu consumidor ideal.

Dessa maneira, você tem a possibilidade de captar seguidores qualificados, de forma completamente orgânica e eficiente.

Quais são as principais dicas para você automatizar seu Instagram?

Agora que você entende o que é e como funciona a automação de Instagram, além de suas principais vantagens, é hora de entender como colocar essa ideia em prática. Para isso, separamos algumas dicas. Continue lendo e confira!

Elabore um planejamento

Como em qualquer tipo de estratégia, o sucesso da implementação de uma ferramenta de automação no seu Instagram depende de um planejamento estruturado. Por isso, o primeiro passo é definir exatamente qual é o seu objetivo na rede social.

A partir dessa definição, você orientará decisões futuras, como a escolha da ferramenta adequada e o caráter das publicações que serão programadas.

Não caia na tentação de comprar seguidores

Se o seu objetivo for aumentar o número de seguidores, você provavelmente vai se deparar com a possibilidade de investir na compra de perfis para seguir sua conta. Não caia nessa! Comprar seguidores apenas eleva o número de pessoas seguindo seu perfil, mas isso não passa de uma métrica de vaidade, afinal, tais perfis provavelmente não se encaixarão nas características de sua persona.

Desse modo, mesmo que você automatize sua rede, notará que o engajamento não sofrerá alterações. Afinal, é preciso contar com um público que, de fato, tenha interesse por suas publicações, o que só é possível a partir da atração de seguidores reais para o seu perfil.

Escolha a ferramenta com cuidado

No mercado atual, existem diversas ferramentas que possibilitam a automação do seu Instagram. Não escolha a primeira que lhe for oferecida. É importante que você analise as qualidades e os defeitos de cada uma das opções e compare-as com seus objetivos e com as necessidades da sua marca. Optar pela ferramenta mais pertinente pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Foque o público-alvo

Ao automatizar seu Instagram, é importante que você mantenha o foco no seu público-alvo. Isso significa que todas as suas postagens e interações devem contar com características pertinentes aos perfis que se enquadram na sua definição de consumidor ideal.

Ignorar esse fator pode levar a uma estratégia abrangente demais, com poucos resultados significativos.

Busque orientação profissional

Contar com a orientação de especialistas é fundamental em qualquer tipo de estratégia, especialmente quando falamos de redes sociais. Isso porque as tendências do público digital e até as ferramentas disponíveis no mercado sofrem alterações com frequência. Portanto, contar com profissionais especializados é uma forma de sair na frente da concorrência e adotar as práticas mais eficazes para o seu negócio.

Investir na automação de Instagram é uma maneira simples e eficaz de engajar seu público, aumentar seu alcance na rede e otimizar sua estratégia digital. Como já mencionamos, contar com pessoas especializadas nesse processo é fundamental. A GrowSocial é uma plataforma de automação que oferece todo o suporte necessário para você alavancar sua atuação na rede social.

E aí, pronto para automatizar seu Instagram e começar a colher os frutos desse investimento? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar!

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