Como anunciar no Instagram Ads? Veja 5 passos!

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Que o Instagram é uma plataforma fundamental para o desenvolvimento da sua marca na internet você já sabe. A questão é que, em um ambiente extremamente competitivo, pode ser um desafio utilizar todo o potencial comercial da rede, especialmente se falarmos em curto prazo.

Na busca por esse objetivo, muitos empresários consideram a compra de seguidores. Essa prática, contudo, não é eficiente, já que os contatos adquiridos dessa forma podem não se encaixar na sua definição de público-alvo. O ideal é contar com uma audiência altamente segmentada, de modo a aumentar suas chances de conversão.

E é aí que entra a ferramenta de anúncios do Instagram. Quer se aprofundar no assunto? Neste artigo, vamos explicar a importância dessa plataforma e passar 5 passos para você aprender como anunciar no Instagram Ads. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é o Instagram Ads e qual é a sua importância

O Instagram conta, hoje, com mais de um bilhão de usuários ativos por mês, logo, é bem provável que o seu cliente ideal esteja lá. Mais que uma rede social, a plataforma se tornou um canal muito eficiente para conectar consumidores com empresas que se encaixem em seus interesses.

Uma estratégia que preze pela produção de um conteúdo qualificado e pertinente ao público pode ser fundamental para realizar essa conexão, mas nem sempre é suficiente. Para potencializar essa abordagem, a rede lançou o Instagram Ads, uma ferramenta exclusiva para a criação e o gerenciamento de campanhas pagas.

Nela, é possível escolher diversos tipos de anúncios e definir em qual objetivo você quer focar. Se a sua meta é aumentar o número de seguidores ou simplesmente potencializar os registros para um evento, o Ads apresenta um modelo específico para auxiliar em sua caminhada.

O mais importante, porém, é a eficiência das campanhas. Por meio de opções de segmentação, você seleciona o público que visualizará sua campanha. Se você foca a venda de produtos para jovens mulheres, por exemplo, é viável garantir que apenas os usuários que se encaixam nesse perfil visualizarão o anúncio.

Trata-se, portanto, de um custo-benefício muito superior aos canais publicitários convencionais, como a televisão e os jornais impressos. Afinal, seu investimento não é desperdiçado com pessoas que sequer demonstram interesse no que você tem a oferecer. Quer utilizar esse recurso? Confira o passo a passo no próximo tópico!

Conheça 5 passos para anunciar no Instagram Ads

Antes de iniciar a criação da sua campanha, é preciso conferir se você já cumpre os requisitos para tal. Para usufruir de todos os benefícios, é importante criar uma conta comercial na rede e vinculá-la à sua página no Facebook. Com isso feito, basta acessar o gerenciador de anúncios do Facebook e realizar os 5 passos a seguir.

1. Defina o objetivo

Qual é o seu objetivo? A resposta para essa pergunta é fundamental para a criação de uma campanha que traga os resultados esperados. Portanto, converse com os tomadores de decisão do seu negócio e entenda o que a empresa espera desse investimento. Nesse ponto, é importante levar em conta em que estágio do funil de vendas está o público que você quer alcançar.

Se a ideia é fazer um primeiro contato com a audiência, a plataforma oferece duas opções de objetivo: reconhecimento de marca e alcance. Por outro lado, se você quer dialogar com pessoas que já conhecem a marca e estão em fase de consideração sobre a aquisição da solução, a lista de opções é mais extensa:

  • tráfego;
  • envolvimento;
  • instalação do aplicativo;
  • visualização do vídeo;
  • geração de cadastros;
  • mensagens.

Por fim, se você quer atingir um público já educado sobre a sua solução e quer impulsionar sua decisão de compra, existem três opções de objetivo: conversões, vendas do catálogo e visitas ao estabelecimento. Com a meta escolhida, adicione um nome para a campanha e siga para o próximo passo.

2. Selecione o público-alvo

Como já deixamos claro, a seleção do público-alvo é crucial para que sua campanha atinja potenciais consumidores. Para facilitar esse processo, recomendamos a criação de uma buyer persona se você ainda não conta com uma.

Trata-se de um personagem semifictício que busca refletir as características de um consumidor ideal da empresa. Ao contrário da ideia de público-alvo, a persona reúne mais do que dados demográficos. Ela deve contar, também, com hobbies, necessidades, desejos, motivações e interesses. Ao personificar seu cliente ideal, você encontrará maior facilidade em engajá-lo.

Dito isso, configure o alvo da sua campanha para refletir as características da persona. Você pode restringir a exibição do anúncio a uma região, a uma faixa-etária ou a um gênero. Além disso, pode direcioná-la a pessoas que apresentem interesses específicos.

3. Escolha o posicionamento

Na mesma página em que você realiza a segmentação, é preciso selecionar o local em que sua peça de publicidade será exibida. Embora seja possível utilizar as configurações padronizadas da plataforma, é uma boa ideia personalizar esse elemento. Para tal, selecione a opção “editar posicionamento”.

Você pode optar por posicionar seu anúncio apenas no feed do Instagram ou incluir os Stories e até o feed do Facebook.

É possível, ainda, selecionar os tipos de dispositivos que você quer que veiculem a campanha. Essa opção é mais utilizada em casos de divulgação de aplicativos, já que permite filtrar os alvos de acordo com o seu sistema operacional.

4. Defina o orçamento

Se você conta com um planejamento estruturado, já sabe o valor que sua empresa está disposta a investir na plataforma. Agora, é hora de configurar isso no gerenciador de anúncios.

Você pode escolher entre o orçamento diário, que estipula um valor máximo a ser gasto por dia, e o orçamento vitalício, em que você define o montante total da campanha e ele é deduzido de acordo com o alcance dos resultados.

5. Escolha o formato do anúncio

Uma das etapas finais é a definição do formato de seu anúncio. Atualmente, o Instagram Ads oferece cinco opções diferentes:

  • carrossel;
  • imagem única;
  • vídeo único;
  • apresentação multimídia (não aplicável em Stories);
  • coleção (não aplicável em Stories).

O formato de imagem e vídeo únicos você já sabe como funciona, mas é importante conhecer os outros. O carrossel é um compilado com, no mínimo, duas e, no máximo, 10 fotos/vídeos. Para cada mídia, é possível redigir um título e indicar uma URL de destino.

Já a apresentação multimídia é uma espécie de exibição de slides transmitida em até 15 segundos. Você pode escolher entre 3 e 10 fotos e, ainda, adicionar efeitos de transição e sonorização.

A coleção, por sua vez, funciona como uma espécie de vitrine em tela cheia, logo, é mais utilizada para vendas diretas de produtos. Para utilizar esse formato, você deve cadastrar seu inventário no gerenciador de catálogos do Facebook.

Agora que você sabe como anunciar no Instagram Ads, certifique-se de seguir as normas estabelecidas pela plataforma, como o tamanho e o formato especificados para cada mídia. Todos os detalhes importam para o sucesso da sua campanha, desde a elaboração até a mensuração dos resultados.

Por isso, se você quiser garantir a eficiência da estratégia, é sempre bom contar com um parceiro especializado. O conhecimento sobre as funcionalidades do Instagram Ads podem fazer toda a diferença para que seu anúncio se destaque e atraia o público certo para o seu negócio.

E aí, o que acha de usar a ferramenta de anúncios do Instagram para potencializar sua estratégia digital? Se quiser contar com uma consultoria especializada, entre em contato com a GrowSocial e saiba como podemos ajudar. Estamos aguardando você!

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