Como aumentar o engajamento no Instagram?

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Para ter sucesso no mundo digital e conseguir alcançar resultados positivos, não basta criar um perfil para a sua empresa nas redes sociais — é preciso descobrir como aumentar engajamento no Instagram. De uns tempos para cá, essa plataforma tem ganhado mais notoriedade entre o público e, consequentemente, apresentado um enorme potencial para engajar os seus usuários. 

“Por que o engajamento é tão importante?”, você deve estar se perguntando. Explicamos: com esse detalhe, será possível estabelecer um forte relacionamento da sua marca com o público e, no futuro, aumentar as possibilidades de fechar novos negócios e vender mais. Bem interessante! 

Porém, se você ainda não sabe como promover o engajamento na sua conta, tudo bem! Para aprender tudo sobre o assunto, anote as dicas que selecionamos abaixo e permita que a sua empresa aproveite diversos benefícios!

Seja frequente em suas publicações 

Não se iluda: para ter um bom engajamento no Instagram, é fundamental criar publicações frequentemente — e não apenas uma vez ou duas na semana. Isso porque os seguidores de uma marca esperam ver postagens constantes e que sejam capazes de agregar valor ao longo dos dias. 

E não é só isso. Caso você poste pouco na rede social, é provável que os usuários se esqueçam do seu perfil e, logo, interajam menos. Para mudar o cenário, a recomendação é criar um cronograma de publicações semanais, sempre seguindo os melhores horários para a sua audiência e tomando cuidado para não exagerar no feed.

Use os Stories do Instagram 

Outro segredo para aprender como aumentar engajamento no Instagram é usar a criatividade. Nada de criar publicações exclusivas no feed e esquecer-se das demais funcionalidades que essa rede social oferece aos usuários. Os Stories representam uma delas. 

Embora criada recentemente, essa ferramenta já conta com milhares de usuários ativos diariamente, sendo uma alternativa e tanto para melhorar a audiência da sua marca. Ao usá-la, você poderá gravar vídeos curtos e que permanecerão por pouco tempo na sua página. 

Além disso, há a possibilidade de utilizar outros recursos, próprios dos Stories, e que servem para aumentar a visibilidade de um negócio. São eles: 

  • enquetes: para estimular o engajamento por meio de votos; 
  • localização: para que os usuários confiram fotos e outros detalhes sobre um determinado local; 
  • hashtags: para aumentar a visibilidade da sua história.

Produza conteúdos de qualidade

Ainda que a sua marca tenha inúmeros diferenciais, os seguidores interagirão com o seu perfil somente se os posts conseguirem acrescentar algo e transmitir informações valiosas. 

Ao produzir conteúdos de qualidade, você poderá atrair mais a atenção de novos usuários para a página, além de estimulá-los a se envolverem mais com cada publicação — por exemplo, por meio de likes, compartilhamentos, comentários ou marcação de outras pessoas. 

Portanto, capriche! Além de elaborar textos com embasamento e que tenham a ver com a sua audiência, procure incluir alguns emojis, adotar as hashtags e usar fotos ou vídeos impactantes. Vale a pena!

Interaja com outros usuários

Você não deseja que a sua marca seja vista apenas como um canal de publicidade e que não se importa com os seus clientes, correto? Dito isso, uma maneira de torná-la mais humanizada nas redes sociais é investindo na interação com os seguidores. 

Sempre que possível, responda aos comentários deixados nas publicações, cheque o seu inbox e, inclusive, comente em posts de outras marcas, com o objetivo de firmar novas parcerias. Desse modo, você conseguirá estabelecer um bom relacionamento com a audiência e garantir mais credibilidade para a sua empresa. 

O seu perfil tem muitos seguidores e não há tempo suficiente para responder às mensagens? Então, considere investir em uma ferramenta de automação para suprir essa demanda e gerir melhor a conta. 

Por último, não se esqueça de observar e analisar os dados e as métricas do seu perfil. Tal cuidado é importante para garantir que as suas estratégias estão indo pelo caminho certo e que você não está perdendo tempo e, muito menos, dinheiro, combinado?

Agora que você já sabe como aumentar engajamento no Instagram, não perca tempo e descubra também como conseguir mais seguidores e aquecer as vendas!

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