Como crescer no Instagram? Veja 8 estratégias para 2020!

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Seja qual for o tipo de negócio, seu sucesso depende da aplicação das melhores estratégias de marketing. Afinal, para alcançar, atrair e converter leads, a empresa deve ser capaz de se comunicar com o público de forma eficiente, a começar pela escolha do canal a ser utilizado. Hoje, é impossível falar disso sem citar o Instagram.

A rede social conta com um público comercialmente ativo: 80% dos usuários seguem ao menos um perfil de empresa, e 60% afirmam descobrir novos produtos pelo aplicativo. É, portanto, um ambiente muito favorável para investidas de marketing digital, buscando não apenas vender, mas também estreitar a relação com os consumidores.

Contudo, tal sucesso só pode ser alcançado se você estiver preparado para sobressair em meio à crescente corrida por audiência na internet. E aí, quer saber como crescer no Instagram? Neste texto, separamos 8 dicas para você potencializar sua presença digital em 2020. Continue a leitura!

1. Use, com inteligência, os diferentes canais do Instagram

Para começar, é importante notar que toda estratégia de marketing, especialmente no âmbito digital, deve ser realizada em mais de um canal, de modo a otimizar a experiência do público. Dito isso, o Instagram é uma rede que conta com mais de uma forma de disponibilização de conteúdo, o que o torna ainda mais efetivo.

Além dos tradicionais posts no feed, as marcas mais bem-sucedidas utilizam outros recursos da rede para diversificar seus materiais. Se você quiser alcançar esse patamar, deve seguir o mesmo caminho. O Instagram oferece, por exemplo, o uso de figurinhas, questionários, enquetes e filtros nos stories, o que dá asas à criatividade.

Além disso, você pode produzir vídeos mais longos a serem postados no IGTV. Trata-se de fatores que podem parecer pequenos, mas são determinantes para que o público encontre seu perfil e comece a engajar.

2. Foque a experiência de seus seguidores

Uma vez que o público descobriu a sua conta, é importante mantê-lo engajado. Em outras palavras, você deve adotar uma abordagem que possibilite uma experiência excelente, de modo a aumentar a autoridade da sua marca e a fidelizar a sua audiência. A melhor forma de fazer isso é definindo uma persona, ou seja, um personagem semifictício para representar seu cliente ideal.

Se você conta com uma persona bem elaborada, pode traçar as abordagens da sua marca com base nas características e nas preferências do seu consumidor. Conhecendo suas dores e seus problemas, por exemplo, você pode elaborar conteúdos que dialoguem com isso e gerem a construção de uma relação de confiança. O importante é manter o foco na satisfação dos seguidores.

3. Estabeleça uma frequência coerente de postagens

Para crescer no Instagram, você vai precisar agir menos de forma espontânea e mais de modo estratégico. Isso inclui o planejamento antecipado de suas postagens, estabelecendo uma frequência equilibrada. Você não quer encher seus seguidores de posts, mas também não quer ser esquecido.

Além de encontrar esse equilíbrio, você deve entender os dias e os horários preferidos da sua audiência. Acertar esse detalhe pode acabar rendendo muito mais engajamento. Para tal, basta acompanhar de perto os dados do seu público e observar os períodos de maior interação.

4. Faça uso de hashtags relevantes

As hashtags funcionam como palavras-chave, que levam os usuários do Instagram até o seu post ou à sua conta. Portanto, use-as com cuidado. Muitas vezes, as marcas utilizam hashtags que estão em alta, mas não verificam se são relevantes para a persona.

É preciso escolher palavras que se encaixem nos valores da sua marca, sejam relevantes para a audiência e, ainda, contem com um grau de alcance mais elevado.

5. Impulsione seus melhores posts

Fez um post que você acha que representa bem o que você quer passar no Instagram? Que tal impulsioná-lo? Utilizando uma ferramenta de anúncios, você pode pagar para ter o conteúdo oferecido a um público bem específico, definido por você. Graças a essa possibilidade de segmentação, trata-se de uma estratégia bastante eficaz.

Aliás, o uso de tais ferramentas pode ser empregado em outros propósitos. Se você quer, por exemplo, aumentar o volume de cliques no seu website ou incentivar o download do seu app, é possível criar campanhas especialmente desenhadas para esses objetivos.

6. Encoraje o engajamento

Lembre-se sempre de que o número de seguidores não deve ser o seu foco, mas, sim, a intensidade de engajamentos. Cada vez que alguém curte, comenta ou compartilha seus posts, você tem maior potencial de alcançar e atrair outras pessoas. Sendo assim, nunca deixe de encorajar seus seguidores a tomarem tais ações.

Uma ideia muito famosa e efetiva é a realização de sorteios com uma condição: os participantes devem marcar outros usuários nos comentários. É uma abordagem simples e direta, que traz enormes benefícios para a estratégia digital.

7. Otimize o seu perfil

Entender como crescer no Instagram é uma tarefa complexa, de modo que é importante prestar atenção aos detalhes, a começar pelo seu perfil. Ele deve estar completamente otimizado para receber o público e se comunicar com ele. Portanto, garanta uma foto de perfil adequada e seja fiel à identidade visual da sua marca.

Além disso, é interessante contar com uma bio chamativa, de modo a prender a atenção do usuário logo no primeiro olhar. Esse é um espaço ideal para você adicionar o link do seu website, deixando que os visitantes o acessem para saber mais da empresa e, assim, aumentem seu alcance.

8. Monitore o crescimento da sua conta

Por fim, é fundamental que a sua conta seja monitorada durante todo o processo. Essa é a única forma de acompanhar seu crescimento e, principalmente, identificar as práticas mais efetivas para a estratégia. Fique de olho no número de acessos ao perfil, na quantidade de novos seguidores e na média de engajamento por cada post.

Caso os resultados não estejam como você esperava, não desanime. Olhe para os dados e procure identificar pontos que podem ser melhorados. Muitas vezes, pequenas alterações, como uma mudança na linguagem utilizada, podem trazer grandes benefícios.

Agora que você sabe como crescer no Instagram, pode ampliar o alcance da empresa na rede social e atrair novas oportunidades de negócio. Lembre-se de que, para obter sucesso em longo prazo, é fundamental gerar experiências relevantes para seus seguidores, aproximando-os da sua marca.

E aí, o que achou dessas dicas para crescer no Instagram? Compartilhe o texto em suas redes sociais e mostre que você está por dentro do assunto!

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