Veja como editar fotos para se destacar mais no Instagram!

4 minutos para ler

Se você trabalha com redes sociais, provavelmente já se perguntou como editar fotos para Instagram, correto? Criada em 2010, é uma das plataformas mais utilizadas do momento e, dentre as principais características, podemos destacar o grande apelo visual.

Ao contrário de outros canais, como o Facebook, o Instagram dá destaque aos posts compostos por vídeos e imagens, deixando textos em segundo plano. Fora isso, a rede permite que os usuários registrem cliques pelo smartphone, apliquem efeitos diversos e, posteriormente, compartilhem tais conteúdos com seus amigos e seguidores.

O que poucas pessoas sabem é que, além dos próprios filtros, o app oferece outros recursos para deixar as fotos mais atrativas. Para que você fique por dentro do assunto e arrase na aparência dos seus posts, trouxemos dicas valiosas sobre a edição de imagens para Instagram. Boa leitura!

Escolha o seu filtro preferido

Ao todo, o Instagram conta com 40 filtros disponíveis. O ideal é que você escolha aquele que melhor combina com seu estilo sem se esquecer que tais padrões também devem ser responsáveis por tornar as fotografias mais bonitas e interessantes.

Independentemente do filtro escolhido, esse tipo de edição pode ficar um tanto forte e exagerada ao ser aplicada na imagem. Quando isso acontecer, o segredo é alterar a intensidade. Basta seguir o passo a passo.

  • Passo 1: selecione o filtro desejado;
  • passo 2: toque na imagem em miniatura, localizada abaixo da pré-visualização;
  • passo 3: ajuste o controle deslizante até encontrar a melhor intensidade para a sua foto.

Experimente outros recursos

Quer saber como editar fotos para Instagram de maneira eficaz e original? Então, evite se contentar com os filtros disponibilizados pela plataforma. Além dos efeitos, que são práticos e divertidos, é possível aproveitar outros recursos, como:

  • brilho e contraste: para deixar o visual da imagem mais equilibrado;
  • ajuste: para alinhar a foto;
  • nitidez: para melhorar o foco;
  • temperatura: para criar o efeito “ensolarado”;
  • saturação: para deixar a foto mais ou menos colorida e por aí em diante.

Teste o efeito Lux

Além dos filtros pré-existentes no Instagram, os usuários podem utilizar o chamado “efeito Lux”. Localizado na parte superior da seção de edição da plataforma, é uma alternativa bastante prática e eficaz para quem deseja equilibrar a iluminação da foto e deixá-la com uma exposição mais harmônica.

Uma vez usada, você notará que a ferramenta consegue adicionar certos detalhes em pontos escuros ou muito claros em uma fotografia. Faça o teste!

Utilize outros aplicativos de edição

Você não precisa se limitar aos recursos de edição do Instagram. Pelo contrário: há uma série de apps gratuitos para quem deseja tornar suas imagens mais incríveis nas redes sociais. Veja a seleção abaixo.

Snapseed

Um dos mais famosos em edição de imagens, oferece desde ferramentas básicas até as mais avançadas, como a opção de remover detalhes indesejados de uma foto.

VSCO

Conta com filtros exclusivos e diversas ferramentas eficientes, como a correção de exposição, temperatura, contraste e muitos outros. É gratuito e também possui um plano pago, em que os usuários podem compartilhar as suas fotos com fotógrafos e outros profissionais.

Prisma

Popular, esse app está disponível para Android e iOS, permitindo que os usuários transformem as suas fotos em obras de arte, com diferentes texturas e visuais.

Evite a utilização do zoom

Há ainda alguns erros que devem ser evitados na hora de editar as suas fotos no Instagram. O zoom é um deles. Exclusivo para ampliar uma imagem, esse recurso também é capaz de reduzir significativamente a qualidade da fotografia e, em alguns momentos, até dificultar a compreensão do clique.

Em vez de usá-lo durante o processo de edição, a melhor saída é se aproximar bem dos objetos, cenários ou pessoas que você deseja fotografar. Esse cuidado, inclusive, é excelente para realçar a iluminação e a nitidez da composição.

Vale lembrar que, uma vez definida, a identidade visual do seu perfil pode otimizar o seu tempo na hora de publicar novas fotos, bem como facilitar a atração de novos usuários e solidificar a sua marca na web. Considere a ideia!

Gostou de aprender como editar fotos para Instagram? Para receber em primeira mão outros conteúdos como este, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário