Afinal, como fazer seu marketing dar certo no Instagram?

4 minutos para ler

A divulgação da sua marca por meio das mídias sociais é uma atividade que não pode ficar de fora da sua estratégia de mercado. Com o intuito de explorar aquelas que são mais acessadas, é necessário que o empresário saiba como fazer marketing no Instagram.

Afinal, estamos falando de uma rede social que recebe inúmeros acessos diários e serve como prospecção de novos clientes. Aperfeiçoar sua presença digital dentro dela requer alguns cuidados, e o profissional responsável por essa tarefa precisa estar atento a tais detalhes.

Nos tópicos a seguir, mostraremos as boas práticas que todo empreendimento que almeja o crescimento deve ter e quais são os erros que muitas marcas cometem para que eles sejam evitados pela sua equipe. Continue conosco até o final e tenha um bom aprendizado!

As boas práticas para fazer marketing no Instagram

Segundo o próprio site, o Instagram tem cerca de 1 bilhão de usuários ativos contando com perfis comerciais e contas pessoais. A plataforma contém inúmeras ferramentas que possibilitam a manutenção de um relacionamento duradouro com seus seguidores.

No entanto, para que esse contato seja eficiente e conduza-os à conversão, é necessário praticar algumas ações que facilitarão o processo de atração da sua persona ao seu negócio. Confira quais são elas a seguir!

Fazer um planejamento

Toda prática que sua empresa deseja realizar na internet e nos ambientes virtuais necessita de um objetivo. Afinal, todas as ações precisam ter uma finalidade, pois, sem a justificativa delas, é impossível fazer com que um planejamento estratégico dê certo.

Logo, comece a criá-lo com estratégias que serão usadas dentro do aplicativo, objetivos conscientes e um bom plano de ação, e não se esqueça de analisar os resultados que você está obtendo com eles, porque os números conquistados são de total relevância.

Criar conteúdo

O engajamento é uma das coisas aprendidas ao saber como fazer marketing no Instagram. Ele acontece quando uma marca oferece conteúdos relevantes em sua página e que têm o intuito de educar os seus seguidores com notícias e dicas relacionadas ao seu segmento.

Logo, comece a apostar nessa tática para ser considerado um especialista no assunto. Isso dará mais credibilidade e confiança ao seu empreendimento.

Manter o equilíbrio entre o orgânico e o pago

Além do marketing de atração, é preciso que a sua empresa também aposte em anúncios pagos que trabalharão a divulgação do seu empreendimento dentro do aplicativo e aumentarão o alcance da sua marca.

Porém, é necessário saber equilibrar essa estratégia com a geração de tráfego orgânico e usá-la sabiamente conforme os objetivos definidos com sua equipe.

Sempre responder aos comentários

Um dos erros mais cometidos pelas empresas é não dar atenção aos comentários que os seguidores deixam. Essa não é uma boa prática e, aliados a ela, estão o mau uso de hashtags, o foco na quantidade e não na qualidade dos posts, os inúmeros Stories por dia e a ausência do link do seu site no perfil.

Por isso, fique atento a esses detalhes. Sempre procure trabalhar com métricas, aproveite sabiamente as formas de divulgar seu negócio e não deixe de responder a qualquer dúvida ou questionamento que os usuários deixem no seu Instagram.

Como você notou ao longo deste artigo, é importante que sua empresa saiba como fazer marketing no Instagram de uma maneira estratégica e focada em um objetivo. Afinal, é preciso que sua imagem ofereça um diferencial competitivo, e tais práticas poderão construir a autenticidade do seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber informativos relacionados a esse assunto. Até breve!

Posts relacionados

Um comentário em “Afinal, como fazer seu marketing dar certo no Instagram?

Deixe uma resposta