Como ganhar dinheiro com o Instagram e fortalecer a sua marca

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A ascensão das redes sociais como canais prioritários para o consumo de conteúdos na internet trouxe mudanças estruturais para o mundo dos negócios. Para começar, as redes, como o Instagram, tornaram-se ponto essencial na estratégia de comunicação com grupos específicos de consumidores.

Isso, unido ao fato de que o consumidor moderno dá preferência às marcas com as quais se relaciona, cria a oportunidade para você potencializar as vendas do seu negócio. Para isso, é preciso estreitar a relação com potenciais clientes, estabelecer a imagem digital da sua marca e, acima de tudo, mostrar-se mais atraente que a concorrência.

Naturalmente, tal oportunidade representa um ambiente extremamente competitivo. Para que sua marca se destaque, é preciso contar com uma estratégia sólida de redes sociais, compreendendo as características dos usuários e adotando uma abordagem dinâmica e atrativa.

E aí, quer saber mais sobre como ganhar dinheiro com o Instagram? Continue a leitura e confira dicas essenciais.

Acompanhe de perto a concorrência

A chave para produzir conteúdos de qualidade para o Instagram é ficar ligado nas tendências relacionadas ao mercado em que você está inserido. Isso não se limita aos assuntos mais comentados, mas também abrange os formatos de posts mais populares e os gatilhos que motivam os usuários a se engajarem em uma página.

Portanto, uma ideia sempre relevante é acompanhar de perto os perfis que representam sua concorrência. Se eles provocam maior engajamento no público do que você, é preciso identificar o motivo para tal. Portanto, vá até os perfis de seus competidores e observe sua dinâmica de postagem.

Aqui, o segredo pode estar nos detalhes. Você notará que, em alguns casos, conteúdos muito similares aos seus obtêm resultados mais satisfatórios. Qual é o motivo para isso? Uma das respostas pode estar no horário em que os materiais são postados. Períodos de maior atividade na rede representam uma chance maior de interação por parte do público.

Ademais, é essencial encontrar as hashtags que atraem mais público. Para isso, além de observar o competidor, você pode utilizar ferramentas para encontrar as palavras-chave mais buscadas pelas pessoas que se encaixam na sua descrição de cliente ideal.

Otimize o seu perfil

O seu perfil no Instagram deve representar a imagem que você quer passar sobre o seu negócio. Portante, tire algum tempo para editá-lo e torná-lo adequado aos valores de sua empresa e à identidade visual. Para começar, é fundamental que sua conta seja transformada em uma empresarial.

Com isso feito, adicione uma bio que seja, ao mesmo tempo, breve, clara e informativa. Você pode descrever as atividades da sua marca ou inserir uma frase que represente os ideais da empresa. É importante também inserir a URL de seu website ou de sua loja virtual, de modo a aumentar o volume de acessos.

Além disso, não deixe de oferecer suas principais opções de contato para que os visitantes tirem possíveis dúvidas. Lembre-se de que o Instagram é um excelente canal de atendimento ao consumidor. Quanto mais qualificado for esse serviço, maiores serão seus resultados em curto prazo.

Interaja com seus seguidores e eleve o engajamento

Você já deve ter visto por aí pessoas oferecendo e comprando listas de seguidores, não é? Embora essa prática possa soar atrativa, ela não é nada eficiente. Explicamos: o número de seguidores de sua conta no Instagram, se não acompanhado de boas práticas, não passa de uma métrica de vaidade, ou seja, que não tem uma influência tão forte nos resultados do seu negócio.

Afinal, de nada adianta contar com números exorbitantes de seguidores se nenhum deles se interessa ou interage com seus posts. A métrica que realmente importa para uma estratégia no Instagram é o nível de engajamento, ou seja, a porcentagem de seguidores que interage com seus conteúdos, seja por meio de curtidas, seja por meio de comentários.

Portanto, se você quer saber como vender mais no Instagram, experimente criar publicações que estimulem o engajamento do usuário. Lembre-se de não deixar que sua página se pareça com um panfleto de produtos. Mais do que apresentar ofertas e promoções, seus posts devem envolver os usuários, o que pode ser alcançado por enquetes, dicas, curiosidades etc.

Um recurso interessante é a transmissão ao vivo. Esses eventos são atrativos e geram um senso de urgência e exclusividade nos seguidores, que são estimulados a interagir com dúvidas e outros comentários. A ideia é, pouco a pouco, estreitar a relação com a audiência e tornar sua marca referência na cabeça dos consumidores.

Realize sorteios

Outra tática interessante para atrair um público engajado com o seu perfil é a realização de sorteios. Você pode sortear itens, conteúdos exclusivos, ingressos em eventos e muito mais. É importante que o sorteio seja de interesse da audiência e conte com regras bem esclarecidas, a fim de evitar desgastes.

Um exemplo muito comum é a modalidade de sorteio que pede para que os usuários marquem amigos na publicação. Trata-se de uma forma orgânica e muito eficiente de divulgar seu perfil para um público semelhante à sua persona.

Crie parcerias estratégicas

Uma das características essenciais do consumidor 4.0, dominante na era atual, é a importância dada à opinião de terceiros. Cada vez mais, o que é dito por amigos, familiares e influenciadores ganha mais importância do que os esforços publicitários das empresas.

Nesse quesito, destacamos os influenciadores digitais, personagens extremamente relevantes no Instagram. Eles contam com um público altamente segmentado e que dá muito valor ao que eles têm a dizer. Se pensarmos no mundo da moda, por exemplo, observamos que as peças vestidas e expostas por influencers rapidamente se tornam tendências.

Portanto, identifique os influenciadores que atuam no seu nicho de mercado e ofereça parcerias, que podem incluir um pagamento específico ou simplesmente a disponibilização gratuita dos seus produtos. Apenas tenha em mente que o perfil escolhido para a parceria deve refletir os valores da sua marca e contar com um núcleo de seguidores pertinente ao seu público-alvo.

Agora que você sabe como ganhar dinheiro com o Instagram, está preparado para colocar sua estratégia em prática? Essa tarefa pode ser um desafio para quem conta com uma agenda apertada, mas não se preocupe. A GrowSocial é uma plataforma que pode automatizar seu perfil e potencializar suas oportunidades de negócio.

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