5 dicas de como gerenciar redes sociais com as melhores práticas

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Utilizar a internet para elevar o alcance e reconhecimento de sua marca já não é apenas uma tendência, mas uma prática extremamente necessária. Canais como o Instagram, em que 80% dos usuários seguem ao menos um perfil de empresa, representam uma oportunidade única para se conectar com seu público e melhorar os resultados.

Contudo, a concorrência no ambiente do marketing digital não é pouca. Para se destacar em seu nicho e atrair um público de qualidade, é preciso saber como gerenciar redes sociais de forma impecável. Nesse sentido, contar com um planejamento seguido à risca e empregar as melhores práticas disponíveis pode fazer toda a diferença.

Foi pensando nisso que elaboramos este post. Nele, vamos apresentar 5 dicas muito valiosas para você gerenciar as redes sociais de uma forma que gere resultados positivos para sua marca. Siga lendo e confira!

1. Concilie estratégicas pagas e orgânicas

Para começar, é preciso saber diferenciar e balancear as campanhas pagas das orgânicas. Os dois modelos proporcionam benefícios interessantes e o uso conjunto potencializa ainda mais seu perfil.

Imagine, por exemplo, que você investe em um anúncio no Instagram para alcançar seu público-alvo e aumentar o número de seguidores. Se, ao mesmo tempo, executar uma produção de conteúdo qualificada, vai facilitar a retenção dos que forem atingidos pelo anúncio e, ainda, impulsionar o engajamento.

2. Trabalhe com métricas

Para gerenciar redes sociais de forma efetiva, trabalhar com métricas é fundamental. Só assim você conta com uma análise baseada em dados, o que possibilita um entendimento maior sobre a estratégia e a identificação de pontos a serem aprimorados.

Sendo assim, defina as métricas mais relevantes para seu perfil e acompanhe-as de perto. Notar, por exemplo, o tipo de post que gera maior engajamento pode ser a chave para qualificar sua produção de conteúdo.

3. Entenda seu público

É justo assumir que todos os tipos de público estão presentes nas redes sociais. Contudo, seu objetivo deve ser atingir apenas aquele que é mais relevante para sua marca, de modo a não desperdiçar tempo ou recursos. Portanto, estude sua audiência, entenda suas preferências e invista na abordagem mais apropriada.

Detalhes como o uso da linguagem mais adequada e das hashtags mais relevantes para seu público-alvo podem garantir uma relação frutífera com os seguidores.

4. Estimule a interação dos seguidores

A interação é a alma de toda rede social. Por isso, para estabelecer uma relação benéfica com seus seguidores, estimule o engajamento e não perca oportunidades de interagir com eles. Para isso, um dos pontos importantes é monitorar de perto as menções feitas ao seu perfil.

Esteja, também, preparado para responder a mensagens na DM e, se possível, inicie o contato você mesmo. Enviar uma mensagem de boas-vindas a um novo seguidor pode ser o pontapé inicial para sua fidelização.

5. Utilize ferramentas estratégicas

É impossível falar de gestão de redes sociais sem citar o uso de ferramentas. Com o programa certo, você pode programar posts, monitorar hashtags, configurar respostas automáticas e muito mais. Um dos programas mais famosos é o Sprouts Social, criado por Neil Patel.

Outra é o Hootsuite, que se destaca pelo uso de um sistema de streaming. Com ele, é viável acompanhar diversas redes sociais em apenas uma tela, o que facilita o trabalho do gestor. Uma boa ferramente deve contar, ainda, com funções de interação automática e filtros avançados.

Agora que você sabe como gerenciar redes sociais, pode aplicar essas dicas e começar a expandir a presença de sua marca na internet. Nesse processo, é crucial monitorar de perto o desenvolvimento de seu perfil, dando atenção aos indicadores de performance e tomando cuidado para não se iludir com métricas de vaidade.

Além de uma gestão cuidadosa, suas redes sociais precisam de seguidores, certo? Então, fique por dentro de dicas para aumentar seu número de seguidores no Instagram e começar a vender mais. Vamos lá!

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