Quer saber como prospectar clientes pelo Instagram? Leia este post!

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O post de hoje é especial para que você aprenda como prospectar clientes pelo Instagram. Isso mesmo! Nos últimos anos, essa rede social, criada em 2010, se expandiu de forma significativa e hoje já é considerada um dos principais canais para as marcas que desejam realizar boas vendas e alcançar resultados positivos.

No entanto, é importante ter em mente que, só no Brasil, a plataforma tem mais de 66 milhões de usuários cadastrados e, para atrair a atenção desses indivíduos e se destacar no meio da multidão, você precisará seguir alguns passos importantes. Usar as hashtags com inteligência, criar bons conteúdos e aproveitar ao máximo os recursos dessa ferramenta são alguns deles.

Não sabe por onde começar? Tudo bem! Como uma maneira de ajudar nessa tarefa, listamos aqui o que você precisa saber sobre o assunto. É só acompanhar a leitura, anotar as nossas dicas e alavancar o seu negócio na web!

Crie uma boa biografia

Seja você uma pessoa física ou empresa, o Instagram oferece um espaço exclusivo para que os perfis incluam as suas biografias. A princípio, este pode parecer um mero detalhe, é verdade. Porém, tais informações são responsáveis por causar a primeira impressão nos seguidores e que, posteriormente, decidirão se devem ou não seguir a sua página.

O segredo? Criar uma bio objetiva, deixando evidentes as suas intenções na rede. Se possível, também é importante incluir um link clicável para que os indivíduos consigam entrar em contato por meio de outros meios de comunicação ou, até mesmo, conferir mais sobre o seu trabalho.

Trace um plano de conteúdo claro

Quando falamos sobre como prospectar clientes no Instagram, muitas pessoas acreditam que basta publicar conteúdos aleatórios na rede para conquistar uma boa audiência. Mas não se engane! A cada dia, os usuários estão mais exigentes e em busca de perfis capazes de oferecer informações valiosas, relevantes e que consigam suprir as suas necessidades.

Sendo assim, a nossa recomendação é que você crie um planejamento consistente de conteúdo, sempre estipulando metas reais para serem alcançadas mensalmente.

Outra sugestão é definir um cronograma de postagens, com os horários e dias pré-estabelecidos para os seus posts irem ao ar. Esse cuidado é fundamental para que os seguidores criem uma rotina e se programem para acompanhar as novidades da sua página.

Dica bônus

Para se destacar e atrair o público no mundo on-line, é preciso ser criativo. Evite desenvolver posts óbvios demais, sem cores ou detalhes atrativos. Em vez disso, aproveite ao máximo as ferramentas ou aplicativos de edição de imagem para criar peças divertidas, diferenciadas e, claro, esteticamente bonitas.

Use as hashtags com sabedoria

Embora o Instagram seja uma rede social com maior foco em vídeos e imagens, os textos não devem ser deixados de lado. Em cada post publicado, você terá a oportunidade de adicionar legendas, que são excelentes para fortalecer o conteúdo e disponibilizar outras informações que sejam relevantes ao público.

A vantagem é que a plataforma disponibiliza bastante espaço para a criação de textos criativos, completos e ótimos para destacar o que os usuários desejam encontrar. Entretanto, isso não significa que você deva se empolgar e criar materiais extensos demais ou de difícil compreensão. Para evitar problemas, elabore textos enxutos, diretos e amigáveis.

Fora isso, é de extrema importância o uso das famosas hashtags em cada publicação. Há pouco tempo, o Instagram criou uma ferramenta que permite que os usuários sigam as hashtags de sua preferência, tendo, assim, mais facilidade para acompanhar os seus assuntos preferidos na rede social. E nada mais justo do que aproveitar essa funcionalidade para atrair seguidores e clientes em potencial, não é mesmo?

Porém, tal como os conteúdos publicados em sua página, você deverá usar esse recurso com sabedoria, sempre procurando por termos que, de fato, tenham a ver com o seu estilo ou marca. Caso deseje, ainda é possível conferir quais hashtags estão mais em alta entre os usuários. Basta utilizar apps específicos para essa finalidade ou, simplesmente, realizar uma breve pesquisa na própria rede social.

Interaja com os seus seguidores

É importante encarar os seus seguidores como verdadeiros clientes. E como já sabemos bem, os clientes gostam de ser ouvidos — e não somente tratados como números. Para que a sua página não transmita a ideia de ser apenas um canal de publicidade, procure humanizar as suas ações.

É bem simples: tudo o que você precisa fazer é conversar com os demais usuários, seja respondendo comentários, enviando mensagens por inbox ou comentando em publicações de outros perfis. Dessa maneira, será possível criar laços de amizade com o público e, consequentemente, aumentar as chances de fazer com que um seguidor, no futuro, vire um cliente fiel.

Invista nos múltiplos recursos

No seu lançamento, o Instagram consistia em uma rede social apenas para quem desejava compartilhar fotografias. Mas esse cenário já mudou significativamente.

Nos últimos tempos, a plataforma lançou mais uma série de recursos, tornando esse espaço virtual mais dinâmico, propício para a interação e excelente para quem deseja produzir conteúdos criativos e de qualidade. Um exemplo disso é a possibilidade de publicar vídeos curtos — os stories —, que apresentam duração de até 15 segundos e, posteriormente, somem do perfil.

Por outro lado, se você pretende compartilhar um conteúdo mais aprofundado com a sua audiência, considere produzir vídeos longos para o IGTV ou, até mesmo, crie lives para interagir em tempo real com os demais usuários. As possibilidades são inúmeras!

Conte com uma agência parceira

Antes de concluir o post, não podemos deixar de falar sobre a importância de contar com uma agência parceira ao longo desse processo. Com uma equipe sólida e especializada no assunto, você vai aproveitar diversos benefícios, sendo eles:

  • identificar com exatidão o seu público-alvo; 
  • configurar o envio de mensagens automáticas de boas-vindas;
  • agendar publicações;
  • criar os conteúdos certeiros para a sua audiência;
  • analisar os seus resultados;
  • desenvolver as melhores estratégias;
  • otimizar o tempo e não gastar dinheiro com ações equivocadas e muito mais!

Juntos, esses elementos são fundamentais para conquistar novos seguidores e consolidar a sua presença na web por muito mais tempo. Entretanto, contar com uma agência especializada pode otimizar os resultados ainda mais!

Agora que você já sabe como prospectar clientes pelo Instagram, o que acha de entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar ao longo dessa realização? Teremos o maior prazer em solucionar suas dúvidas!

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