Passo a passo: aprenda como ter uma conta verificada no Instagram

6 minutos para ler

As redes sociais não param de nos surpreender e lançar inúmeros benefícios para o nosso trabalho. Em 2018, por exemplo, a validação de perfis passou a ser possível para diferentes usuários. Até então, esse recurso era limitado a um grupo seleto de pessoas, como as figuras públicas, e somente a própria plataforma decidia quem poderia (ou não) receber o selo de autenticação.

Felizmente, o cenário mudou e, hoje, várias pessoas podem aprender como ter uma conta verificada no Instagram. É isso mesmo! Tenha você um cadastro comercial ou pessoal, já é possível solicitar ao IG o seu tão almejado selo de verificação e aproveitar as suas diversas vantagens — que vão desde ao aumento da visibilidade até a oportunidade de evitar que informações falsas sejam divulgadas em seu nome ou da sua empresa.

Caso ainda não saiba como realizar esse requerimento, não se preocupe. A seguir, explicaremos todos os detalhes relevantes sobre o assunto que ajudarão a fazer a diferença no app. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Afinal, o que é uma conta verificada no Instagram?

Muito se fala sobre a conta verificada no Instagram, mas boa parte das pessoas desconhece esse recurso. Basicamente, a funcionalidade faz com que seja exibido um selo azul bem perto do nome do usuário — detalhe fundamental para que o perfil seja reconhecido como verdadeiro e pertencente a uma marca ou indivíduo.

A partir disso, a plataforma consegue minimizar o surgimento de notícias falsas que, posteriormente, possam ser disseminadas na internet. Outro ponto interessante é que a verificação ainda evita o uso de imagens ou nomes de maneira incorreta e por pessoas que não estejam autorizadas a realizarem essa ação. Legal, não é mesmo?

Quais mudanças aconteceram em 2018?

Antigamente, somente personalidades públicas, como políticos, empresários e artistas famosos eram agraciados com a verificação da conta. Vale lembrar que tal recurso era analisado, exclusivamente, pela plataforma, sem que os demais usuários tivessem a opção de fazer esse tipo de solicitação. Para tanto, o Instagram costumava seguir algumas estipulações internas, considerando fatores importantes, como: 

A boa notícia, porém, é que tal cenário mudou. Desde agosto de 2018, qualquer indivíduo que esteja presente na rede também pode fazer essa requisição. Em maioria, esse é um pedido formalizado por marcas, influenciadores digitais, entidades políticas e demais ícones que sejam bastante conhecidos pelo público.

Quais as vantagens desse recurso?

Você deve estar se perguntando “por que tantos usuários sonham em alcançar o selo de autenticidade no Instagram?”. Bem, podemos dizer que existem várias razões para esse desejo. Como falamos acima, o primeiro — e mais importante — deles é que a verificação é ideal para evitar fraudes ou a divulgação de informações falsas no universo digital.

Mas não acaba por aí. Além desse diferencial, o famoso “selo azul” significa que uma determinada conta tem um status elevado na rede. Isso porque, ao realizar uma busca na plataforma, os primeiros perfis que aparecem nos resultados são todos verificados, aumentando a audiência e a relevância de uma marca ou usuário.

Por essas e outras motivações, muitas empresas já investiram no recurso como uma forma de ter mais autoridade on-line e, consequentemente, alcançar melhores resultados a médio e longo prazo. Experimente!

Quais os requisitos para a solicitação?

Embora tenha se tornado mais fácil conseguir o selo de veracidade no Instagram, não são todos os usuários que conseguem alcançá-lo. O motivo? Para que a plataforma, de fato, libere o recurso, é fundamental que a conta cumpra alguns requisitos básicos.

Também é importante ter em mente que, mesmo após a realização da solicitação, a rede social vai avaliar o seu cadastro a fim de garantir que você atende a todas as exigências. Não faz ideia de quais são elas? Veja abaixo as principais.

  • Ser real: é importante que o seu perfil esteja vinculado a uma pessoa verdadeira ou empresa devidamente registrada;
  • exclusivo: o seu perfil precisa ser único. Ou seja, caso possua mais do que uma conta ativa, tente manter apenas uma;
  • relevante: a sua conta deve oferecer algo aos demais usuários, seja representando pessoas, distribuindo informações valiosas ou sendo procurado pelo público geral;
  • completo: mantenha o seu perfil público e com todas as informações preenchidas. Esse é o caso da bio, da foto e localização.

Como ter uma conta verificada no Instagram?

Até aqui, ficou fácil entender a relevância que essa funcionalidade pode proporcionar ao seu negócio. Depois disso, é o momento de aprender como ter uma conta verificada no Instagram. Já adiantamos que o processo é simples, prático e pode ser realizado em pouquíssimos minutos. A sua única missão é seguir as nossas recomendações e aguardar o retorno de análise da própria plataforma. Vamos lá?

  • Passo 1: certifique-se de que o seu aplicativo esteja atualizado. Para isso, entre nas configurações do seu smartphone e verifique se a versão do programa utilizada é a mais recente;
  • passo 2: entre na sua conta, digitando o nome de usuário e senha;
  • passo 3: vá até o seu perfil e clique no ícone de “lista”, localizado na parte superior direita da tela;
  • passo 4: em seguida, clique em “Configurações” e, posteriormente, na opção “Solicitar verificação”;
  • passo 5: a plataforma vai solicitar algumas informações para garantir que a sua conta é original. Para tanto, complete o seu nome no campo indicado e anexe as fotos dos seus documentos;
  • passo 6: clique no botão “Enviar” e aguarde até que a sua solicitação seja checada pela rede social. O habitual é que o Instagram envie um e-mail ou outro tipo de notificação aos usuários informando se o pedido foi aceito ou recusado.

A Grow Social é uma plataforma especialista em automatizar o perfil de empresas e, com isso, encontrar as melhores oportunidades para cada tipo de negócio.

Gostou das nossas dicas sobre como ter uma conta verificada no Instagram? Agora que você já virou expert no assunto, o que acha de entrar em contato conosco e se destacar entre a concorrência? Conte com o nosso time de profissionais e alcance o sucesso mais rápido!

Posts relacionados

Deixe uma resposta