Bio incompleta nunca mais: 5 dicas para a biografia do Instagram

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Está em busca de dicas para biografia do Instagram? Então, você está no lugar certo! Embora muitos acreditem que esse espaço serve somente para que os usuários incluam o seu nome no perfil, quando se trata de uma empresa, a sua função pode ir muito além disso.

Para as marcas, a bio é uma área estratégica e que serve como um ponto de partida para estabelecer uma boa comunicação com o público. É lá onde empresários e gestores de marketing conseguem transmitir um pouco da identidade da corporação e, consequentemente, solidificar a sua imagem no mercado. Ou seja, é um verdadeiro cartão de visitas! 

Entretanto, para ter uma biografia no Instagram completa, é preciso incluir vários elementos em uma apresentação, como o nome da conta, uma boa foto e uma breve descrição. Caso você não saiba por onde começar para tornar esse campo mais completo e eficiente, não deixe de conferir as dicas abaixo. São recomendações práticas e que farão toda a diferença no seu desempenho na plataforma. Acompanhe!

1. Escolha um nome de usuário fácil

O seu username será parte importante da sua identidade na plataforma e, portanto, deverá ser selecionado com cuidado e atenção. O ideal é que tal termo seja novo, capaz de transmitir a essência da sua marca e de fácil identificação pelos usuários. 

Para evitar complicações, eleja um nome de usuário sem muitos caracteres, sempre evitando o uso de pontos ou underlines. Caso você já tenha um username em uma conta ativa, também é possível alterá-lo para um termo que melhor converse com a proposta do seu negócio.

2. Invista na objetividade 

O Instagram disponibiliza 150 caracteres para que as empresas e os usuários criem as suas biografias. Sendo assim, a recomendação é evitar se prolongar na escrita, elaborando textos que sejam bem curtos e objetivos. Vá direto ao ponto! 

Está com dificuldade para criar uma apresentação pequena? Faça um rascunho, incluindo todas as informações que considera importantes. Depois, corte o máximo de palavras, até que o texto consiga transmitir a proposta da sua marca e, ao mesmo tempo, seja impactante. 

3. Inclua os canais de contato

Além de falar um pouco sobre a empresa, uma das principais dicas para biografia no Instagram é disponibilizar os seus canais de contato. Esse detalhe é importante para que outros usuários consigam se comunicar com o seu negócio e, dessa forma, facilita a realização de novas parcerias.

Telefone, e-mail, blog, WhatsApp, Skype, Facebook e Twitter são alguns dos meios mais utilizados hoje em dia. Inclua o máximo que conseguir, sempre pensando em facilitar a vida dos seus seguidores. 

4. Use emojis

A utilização de emojis também é bem-vinda — caso faça sentido para o seu público-alvo. Conhecidos como ícones divertidos para expressar sentimentos, esses pequenos desenhos podem ser usados para ilustrar a sua biografia e deixá-la mais atrativa. Veja os exemplos: 

  • inclua um telefone ou envelope no campo de contato; 
  • uma placa para sinalizar o endereço; 
  • um avião, caso a sua empresa realize entregas para outras cidades, entre outros. 

5. Insira um call to action

Assim como acontece com os demais conteúdos voltados para o marketing, a sua biografia no Instagram precisará contar com um call to action (CTA) — uma espécie de comando para que o usuário realize uma ação. 

Para tanto, será preciso definir o que você deseja que os seus seguidores ou visitantes façam após checarem o seu perfil. As opções são: 

  • visitar o seu blog; 
  • curtir a sua página no Facebook; 
  • seguir a sua conta no Twitter; 
  • conferir os produtos da sua loja. 

É importante incluir esse comando de forma clara na sua apresentação, seja por meio de hashtags, seja por meio de um texto comum. Também garanta que o CTA esteja devidamente alinhado ao link da sua biografia e às demais informações disponibilizadas. 

Dica extra

Por último, vale ressaltar que você não precisa se preocupar com o número de seguidores no início da sua atuação na rede social. As contas recentes não começam com uma grande audiência, já que tal conquista exige tempo e dedicação.

Ainda assim, existem algumas maneiras interessantes de reverter o quadro — conforme explicamos no post “Como conseguir mais seguidores no Instagram, sair na frente dos concorrentes e vender mais”.

Gostou das nossas dicas para biografia do Instagram? Esperamos que sim! Para aprender, na prática, como melhorar a sua imagem nessa rede, aproveite e siga-nos no Instagram e no Facebook. Essas — e muitas outras — recomendações estarão disponíveis para você!

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