Você sabe o que é digital influencer? Venha descobrir com a gente!

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A jornada do consumidor em direção à tomada de decisão é influenciada por muitos fatores, que não se limitam aos aspectos técnicos nem aos preços dos produtos. Por isso, um dos papéis fundamentais do marketing é compreender os detalhes que levam alguém a decidir por realizar, ou não, uma compra.

Um dos mais importantes é a recomendação de terceiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, 84% dos consumidores modernos baseiam suas decisões em fontes consideradas de confiança. Outro estudo, divulgado pela Sprout Social, revelou que 74% das pessoas utiliza as redes sociais no processo de compra. Nesse cenário, surge uma figura fundamental para o marketing na internet: o digital influencer.

Você provavelmente conhece um punhado desses personagens que vêm crescendo de número e se tornando cada vez mais importantes para as estratégias das empresas. Pegando carona nessa tendência, criamos este post. Nele, vamos mostrar o que é digital influencer, explicar sua relevância e abordar o que é preciso fazer para se tornar um. Confira!

O que é um digital influencer?

O termo, que pode ser traduzido como influenciador digital, já indica seu significado. O digital influencer é nada mais é do que uma pessoa que, por meio de alguma rede social, exerce influência sobre algum assunto.

A partir da publicação de conteúdos engajadores em seus perfis, os influencers atraem seguidores ativos e, pouco a pouco, estabelecem uma relação de confiança com o público. Dessa forma, eles conseguem credibilidade em um nicho específico do mercado, tornando-se referência para os consumidores.

Isso os coloca em uma posição privilegiada, em que suas recomendações podem afetar diretamente o processo de decisão de um seguidor, o que dá ao influencer o poder de ditar tendências, comportamentos e até opiniões. Nem precisamos falar como isso é importante para o marketing, não é?

Não é surpresa, portanto, que o mercado de influencers esteja em pleno crescimento. Deviso à influência que exercem sobre um público já segmentado, essas figuras conseguem monetizar seus perfis, seja por meio de parcerias, seja por conta própria. Segundo um estudo do Mediakix, empresas já investem mais de 1 bilhão de dólares anualmente nesse tipo de campanha.

Qual é sua relevância para o marketing em redes sociais?

Mas como um desses perfis pode se tornar relevante para uma estratégia de marketing digital? A resposta está, principalmente, nas características do público moderno, também chamado de consumidor 4.0. Esse nome foi dado pelo guru do marketing Philip Kotler, e sua definição ajuda a entender o fenômeno dos influenciadores.

Segundo Kotler, décadas de publicidade massiva por parte de grandes companhias gerou um sentimento de ceticismo no público. Hoje, eles dão muito menos valor aos anúncios comerciais, dando preferência para as opiniões de familiares, amigos, ou pessoas consideradas de confiança. O objetivo do influencer, portanto, é se tornar uma fonte com credibilidade.

Outra característica do marketing moderno que possibilita a ascensão desse mercado é a crescente necessidade de segmentação do público. Graças ao uso da internet, empresas focam em se comunicar com uma audiência com uma probabilidade maior de conversão, ou seja, que tenda a se interessar por seus produtos e serviços.

Como o digital influencer conta com um público extremamente segmentado, ele se torna um aliado valioso para as companhias. Afinal, se um desses perfis recomendar um produto ou simplesmente exibir casualmente uma marca, pode direcionar a decisão de compra de milhares de pessoas.

O que é preciso para se tornar um digital influencer?

Com tanto potencial de crescimento, é comum que cada vez mais pessoas busquem o status de digital influencer. Você sabe o que é preciso para alcançar esse objetivo? Separamos algumas dicas a seguir!

Escolha seu nicho com cuidado

Como já mencionamos, o influenciador digital deve atuar em um nicho do mercado em que possa se tornar uma fonte com autoridade no assunto. Por isso, é preciso ter cuidado para não entrar em um cenário já saturado, com muitos influencers consolidados.

Estude as tendências do mercado e procure por brechas em que você pode se encaixar. O importante é se especializar em um tema, de modo a atrair uma audiência qualificada para seus conteúdos. Ao fazer isso, você terá maior facilidade de encontrar empresas interessadas na influência de seu perfil.

Esteja atento às novidades do Instagram

O segredo de um digital influencer de sucesso é o engajamento que ele gera no público, que é medido por interações. Para incentivar esse comportamento em seus seguidores, é fundamental ficar ligado nas novidades do Instagram.

A rede constantemente lança ferramentas que geram grande interesse na audiência. Conhecê-las e entender como utilizá-las é a única forma de manter a produção de um conteúdo qualificado, engajador e original.

Saiba se aproximar dos seguidores

Um perfil de influencer só faz sucesso se souber se comunicar de forma apropriada com seus seguidores. Afinal, o público deve enxergar no influenciador uma figura acolhedora e acessível, de modo a desenvolver uma relação mais estreita. Sendo assim, procure compreender a melhor forma de abordar sua audiência, desde os horários de maior atividade até o tipo de linguagem mais adequado.

É fundamental, também, dedicar algum tempo com a interação. Responda aos comentários deixados, realize enquetes, promova lives etc. O importante é manter o perfil ativo e encorajar o engajamento da audiência.

Conte com uma bio bem-construída

A bio é a curta apresentação que aparece quando alguém acessa seu perfil. É importante que ela seja estruturada de forma clara e estratégica, de preferência indicando os tipos de conteúdo que o visitante encontrará na página. Você pode utilizar 150 caracteres, incluindo emojis e hashtags.

É possível adicionar, também, informações sobre sua localização, dados para contato e links que levem até outro website. Esses elementos são fundamentais para garantir que os interessados em uma parceria saibam onde e como encontrá-lo.

Utilize uma plataforma de automação

Existe uma palavra que é chave para qualquer estratégia de marketing digital: consistência. Além de contar com originalidade e qualidade, os conteúdos devem ser postados com certa frequência, de modo a manter o público engajado. Além disso, é importante manter atividade na rede, comentando e curtindo em outros posts, seguindo os perfis certos etc.

Pode ser difícil encontrar tempo para gerenciar todas essas tarefas, por isso é fundamental investir em uma plataforma de automação. Um programa especializado pode programar posts para os horários mais relevantes e realizar outras ações fundamentais para o aumento do engajamento gerado por seu perfil.

Agora que você sabe o que é digital influencer e entende a importância crescente desse personagem nas estratégias de marketing executadas na internet, seu sucesso depende da utilização estratégica de redes como o Instagram, o que pode ser facilitado com a ajuda de uma plataforma de automação, a GrowSocial, por exemplo.

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