Saiba de uma vez por todas como usar SEO para Instagram!

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Você já sabe que a presença na internet é imperativa para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque, além de um excelente canal para vendas, o mundo digital oferece ferramentas que facilitam a atração da persona e potencializam o alcance da marca. Nesse sentido, as redes sociais são protagonistas.

Entre as diversas redes existentes, poucas apresentam tanto crescimento recente quanto o Instagram. Desde que foi adquirida pelo grupo de Mark Zuckerberg, em 2012, a plataforma passou por mudanças que a tornaram uma excelente ferramenta a ser utilizada por empresas em todas as etapas do funil de marketing.

Como você pode imaginar, a concorrência por espaço em um canal tão promissor é ferrenha, o que exige a aplicação de boas práticas para que sua marca alcance o sucesso. Quer saber mais? Neste texto, falaremos sobre a importância da rede para o marketing e abordaremos o uso de técnicas de SEO para Instagram. Confira!

Qual é a atual importância do Instagram para o marketing?

Já mencionamos que o Instagram vem se tornando uma ferramenta fundamental para empresas, mas é preciso entender o porquê. Para começar, o marketing digital é uma prática adotada por praticamente todos os empreendimentos modernos, graças ao seu poder de estabelecer relacionamentos com o consumidor 4.0.

Esse perfil moderno de comprador valoriza profundamente as experiências promovidas pelas marcas com as quais se relaciona. Por ser uma rede com enorme variedade de recursos e conteúdos, o Instagram consegue proporcionar experiências de valor, gerando enorme engajamento na audiência.

Isso é reforçado por dados disponibilizados na própria plataforma. Entre mais de um bilhão de contas ativas todo mês, ao menos 90% seguem perfis de marcas. Além disso, você pode utilizar o Instagram Ads para criar campanhas minuciosamente segmentadas e atingir perfis que sejam adequados à sua definição de persona.

Campanhas pagas, contudo, não representam a única forma de aumentar seu alcance e de atrair seguidores ao seu perfil. Você pode optar pelo caminho orgânico, mas, para isso, é preciso saber mais sobre SEO. Para tal, confira o próximo tópico.

O que é SEO e como ele pode ser aplicado no Instagram?

SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, termo que, em tradução livre, quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”. De modo simplificado, podemos entender o SEO como uma série de práticas e técnicas que têm como objetivo ranquear uma página entre os principais resultados em buscadores, gerando mais tráfego e credibilidade.

Se você trabalha com uma estratégia de marketing de conteúdo, é bem provável que já utilize essas técnicas a fim de aumentar o alcance do seu blog, não é? Esse esforço é fundamental, mas também é importante aplicar seus conhecimentos para maximizar seus resultados no Instagram.

Se bem aplicado, o SEO para Instagram facilita que o seu público-alvo encontre sua página e publicações mais relevantes, possibilitando a captação de novos seguidores e estimulando o engajamento. Para conseguir isso, é preciso entender como funciona o algoritmo do Instagram e ajustar-se aos critérios avaliados para ranqueamento.

Determinados fatores, como nível de engajamento, palavras-chave utilizadas e relevância de conteúdo, são considerados, assim como as contas que interagem com a sua e a frequência de suas publicações. Para conhecer as melhores práticas de SEO para Instagram, continue lendo.

Quais são as melhores práticas de SEO para Instagram?

Mesmo que a sua empresa invista em campanhas pagas para atrair seguidores, conciliar essa abordagem com uma estratégia focada no SEO é fundamental. Afinal, de forma completamente orgânica, é possível alcançar uma enorme audiência, gerando mais oportunidades de negócio. A seguir, confira as melhores práticas de SEO para Instagram.

Estruture um planejamento e mantenha-se organizado

O primeiro passo é tratar o SEO como um processo estratégico. Se você simplesmente passar a tomar ações sem planejamento, pode acabar realizando esforços vazios ou até se perder no gerenciamento da conta. Portanto, assim que você criar sua conta, estruture um planejamento.

É interessante elaborar um cronograma de postagens, de modo a saber exatamente em que dias e horários os posts serão publicados. Dessa forma, você pode planejar individualmente as características de cada conteúdo, destacando o visual aplicado, a linguagem utilizada e as palavras-chave mais relevantes para o contexto.

Otimize o seu perfil

É importante, também, otimizar o seu perfil. Para começar, garanta que a sua conta é empresarial, de modo a desfrutar de todos os benefícios oferecidos pelo Instagram, que incluem relatórios detalhados sobre o desempenho de seus posts e o comportamento do seu público.

Fora isso, é importante que sua bio e seu nome de usuário sejam claros sobre o que é a sua marca. É fundamental que, ao ler a bio, o visitante entenda o propósito do perfil e decida se vale a pena segui-lo. Sempre que possível, utilize palavras-chave relevantes para aumentar o fluxo de visitantes.

Não se esqueça, também, de incluir um link que direcione o usuário ao seu site, à loja virtual ou ao canal.

Preze pela qualidade das imagens e dos vídeos

A qualidade das imagens e dos vídeos publicados não é apenas um fator para a avaliação do algoritmo, mas também para o gosto do público. Certifique-se de que seus vídeos não sejam pixelados e de que suas imagens não fiquem borradas ou cortadas. Para isso, confira os direcionamentos do Instagram para o uso de imagens no feed:

  • tamanho mínimo no formato quadrado: 600 x 600 pixels;
  • tamanho recomendado no formato quadrado: 1.080 x 1.080 pixels;
  • tamanho mínimo no formato landscape: 600 x 315 pixels;
  • tamanho recomendado no formato landscape: 1.080 x 608 pixels.

Estimule o engajamento

Além de posts de qualidade, é fundamental estimular o engajamento dos usuários. Quanto maior a interação com as suas publicações, mais relevante sua página será para o algoritmo do Instagram. Utilize as legendas para incentivar comentários e busque publicar conteúdos com potencial de compartilhamento.

Outra dica é utilizar a função Stories para divulgar novos posts e, também, para engajar os seguidores. Figurinhas de perguntas, quizzes e enquetes são alguns dos recursos que podem ser utilizados com grande efeito.

Invista no marketing de influência

Você já deve saber que os influenciadores digitais são figuras indispensáveis para o marketing de influência. No Instagram, é enorme o número de perfis que se dedicam a influenciar as decisões e o comportamento de outras pessoas. Como contam com grande alcance e com um nicho específico, esses perfis podem se tornar grandes aliados para a sua marca.

Ao se associar a um influenciador do Instagram, você consegue aumentar a relevância do seu perfil e otimizar a imagem da empresa na internet. Para tal, certifique-se de que o influenciador em questão é apreciado por sua persona e tem uma audiência semelhante à sua.

Utilize hashtags com inteligência

As hashtags estão, inegavelmente, entre os recursos mais importantes para o marketing no Instagram. Contudo, é fundamental que sua aplicação seja realizada com inteligência. Utilizando o próprio motor de buscas da rede, você pode encontrar as hashtags mais quentes do momento e criar conteúdos para atrair o público que se interessa por elas.

Aqui, é importante reforçar o cuidado nesse processo. As hashtags escolhidas devem se relacionar com a sua marca de algum modo, já que forçar sua utilização fora de contexto pode criar uma má impressão para a audiência. Além disso, evite hashtags já saturadas, já que a concorrência por elas é, geralmente, grande demais.

Aplicar o SEO para Instagram é essencial para dar ao seu perfil a relevância necessária para o sucesso comercial. Comece com um planejamento bem elaborado e fique atento às tendências do seu público-alvo, como as hashtags mais relevantes. Além disso, nunca deixe de monitorar o processo para identificar pontos de otimização na estratégia.

E aí, gostou das dicas para otimizar o seu SEO para Instagram? Que tal continuar o aprendizado? Em nosso outro post, passamos dicas valiosas para você ganhar dinheiro e fortalecer sua marca na rede social. Confira!

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